RAMBO: O QUE ACONTECERIA SE….

Bom, na verdade, não aconteceria nada se o final de First Blood no cinema fosse este acima. Na verdade, trata-se do verdadeiro final desta história, que é baseada no livro First Blood, de David Morell, de 1976, que conta a história de um tal John Rambo, ex-combatente do vietnã que, ao término da guerra, se ve inserido em um mundo que não o quer, e que ele não mais se adapta, gerando uma guerra particular que culmina com a destruição de uma cidadezinha do interior, bem como com a morte de várias pessoas, incluindo a dele mesmo !

Bom, mas ai você pergunta: “Como assim ?? E os outros Rambos ???” Calma, a explicação, na verdade, é bem simples:

Durante a produção do filme, Stallone, que não era bobo nem nada, acabou percebendo o potencial do personagem e decidiu alterar o final, igual ao do livro, fazendo com que Rambo, ao invés de se matar, se entregasse as autoridades e, com a proteção do General Trautman, fosse levado para a prisão, de onde seria libertado anos depois para outra missão ( Em Rambo II).

Particularmente, eu gostei desta decisão tomada por Sly na época, pois garantiu mais três bons filmes de ação para macho, com muitos créditos para o espetacular Rambo II (1985), uma das melhores sequencias já produzidas, ( fica no mesmo nível de Aliens, o Resgate (1986) e Terminator 2 (1992)).

Também li o livro e, logicamente, existem  diferenças na narrativa, apesar da história ser basicamente a mesma. No filme, obviamente, Rambo é mais um heroi incompreendido que luta por sua propria vida, em uma série de mal entendidos, que se transforma em uma guerra. Já no livro, ele é claramente um homem perturbado, ferido emocionalmente pela guerra, e que não consegue esquece-la, um verdadeiro barril e pólvora pronto para explodir. Ok, isso também aparece no filme, mas de forma bem mais branda.

Enfim, tanto filme quanto livro são duas obras primas que, no caso ainda especifico de First Blood, além de ser um genuino filme de ação para macho, também tem um que de protesto muito forte, contra o que o governo americano fez com muitos veteranos de guerra, deixando-os de lado após terem lutado pelo pais.

Em outras palavras, leia o livro, assista o filme, se é que existe ainda alguém que não o assisitiu não é…Logo faralei dos outros Rambos também…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: