NÃO LEIA ESTE POST!

Talvez fosse isso que o Professor de literatura e autor francês Pierre Bayard teria dito. Ele vem pregando que não é necessário ler tudo o que aparece em sua frente, do começo até o fim, e sim, entender aonde tal obra vai se encaixar em um contexto geral, organizando assim conjuntos que possam ser relacionados uns com os outros, a fim de se entender a idéia.

Na visão de Bayard, o que geralmente faz as pessoas se afastarem da leitura é a exigência de ler tudo o que aparece até ao fim, o que elimina o prazer que a leitura pode oferecer. Isso tem muita lógica, pois, desde pequenos, somos, na escola, por exemplo, obrigados a ler livros que, em determinados pontos de nossas vidas, não são interessantes, porém, somos forçados a ler estes livros e acabamos achando chato não o livro em si, mas a própria leitura, e isso é sim muito perigoso.

Em resumo, com esta linha de pensamento, cairiam por terra o que muita gente, inclusive, e praticamente, 100% do professores nos falam: De que precisamos ler muito e ler tudo o que nos passa pela frente. Acho que devemos ler sim muito, porém, se aplicamos, de repente, esta metodologia de Pierre Bayard, não leremos quase nenhum livro por inteiro mais em nossas vidas, porém, aprenderemos muito mais no mesmo tempo gasto!

Quem se habilita? 🙂

 

OBS.: Tem uma entrevista legal com Pierre Bayard na Superinteressante de agosto. Vale à pena ler, nem que seja para pegar só o contesto geral!

Seu livro, Como falar de livros que não lemos, grande sucesso nos EUA, já desembarcou por aqui e está a venda nas melhores livrarias, por cerca de R$ 30,00.

😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: