Domingo com Wabi-Sabi e analogias malucas…

Domingo ensolarado, ao contrário do anterior, onde este que vos fala trabalhou durante umas 30 horas seguidas, este fora de puro ócio criativo. Em certo momento, peguei-me observando, da janela, o resquício de natureza que ainda há para se olhar, em meio ao concreto frio da terra da garoa. Não sei por que, em dado momento, me veio a mente o Wabi-Sabi , antiga técnica de observação  e contemplação japonesa, onde o que vale é a imperfeição, asimetria e impermanência das coisas, entre outros aspectos. Começei a pensar então a respeito, tentando fazer uma analogia meio maluca mas, que, ao final da contas, talvez tenha algum sentido (bom, pelo menos, para mim). Da mesma forma que conseguimos retirar a beleza de uma simples caneca artesanal de chá, ou de um tronco envelhecido de árvore, talvez consigamos usar esta técnica para olhar de outra forma para o próximo, não o julgando por algo superficial, e sim pelo que ele realmente é e representa, ou seja, não apenas olhando e observando, mas realmente “vendo”. Alias, este é um assunto que tenho falado muito aqui: As diferenças, as mudanças, as metamorfoses que ocorrem em nossas vidas, pois tenho interesse especial. Mas é incrível como somente nos damos contas de certas coisas, quando somos, de certa forma, vitimados por elas. Hoje, no exercício de meu ócio criativo, peguei-me a pensar em tudo isso. Será que julguei errado e fui julgado mais erroneamante ainda ? será que fui muito “simétrico” em meu julgamento ? será que fui julgado simetricamente demais ? Realmente não sei. Mas sei que, tal qual o Wabi-Sabi e as filosofias budistas pregam, a lei da impermanência sempre representa uma reviravolta nas coisas.

E você ? como tem julgado as coisas ao seu redor ???

Deixe um comentário

